Alicerces da pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976)

SKU SO5367
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9788575911198
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    • 1
      Autor
      Souza: de Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      408 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2009 Indisponível
    • 5
      Ano
      2009 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 2 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575911198 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/09/2009 Indisponível
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Esse livro problematiza as permanências e as mudanças que marcaram a história republicana do ensino primário no estado de São Paulo entre 1890 e 1976. Abarcando uma perspectiva temporal de longa duração, a autora interpreta os sentidos das transformações da cultura escolar elegendo como eixos de análise as finalidades sociais, políticas e culturais atribuídas à escola, os conteúdos e métodos de ensino e as práticas simbólicas. Desse modo, o livro chama a atenção para uma das características mais duradouras e constitutivas da escolarização da infância: o seu intrínseco vínculo com a construção da nação. O estudo dialoga com a historiografia consolidada e recente da educação e explora um diversificado e vasto conjunto de fontes oferecendo assim, uma interpretação inovadora sobre a produção da escola moderna no Brasil no início do século XX. Nesse sentido, ele também empreende uma releitura sobre a inovação do ensino pela escola ativa colocando em destaque as prescrições e as vicissitudes da Escola Nova no ensino público em meados do século e formula hipóteses explicativas sobre as mudanças na cultura escolar e nas representações sobre a escola fundamental em curso desde a década de 1960. Portanto, é dessa maneira que este livro busca atingir suas finalidades: a de contribuir para a compreensão da educação brasileira e a de colaborar com a preservação da memória da escola pública.

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