Dentre os patrimônios materiais brasileiros, o mobiliário do período moderno se destaca com grande reconhecimento nacional e internacional - e uma série de designers emblemáticos. Entretanto, se esses profissionais se tornaram suas faces mais evidentes, o legado do período vai muito além. Sua intensa atividade de criação, produção, comercialização e consumo incluía dezenas de fábricas e marcenarias de portes diversos, lojas com perfis variados, presença em veículos de mídia, muitos designers independentes e arquitetos que eventualmente projetavam móveis. O livro aborda esse espectro menos reconhecido do design moderno brasileiro, em que figuram móveis de autorias anônimas ou pouco difundidas, buscando debater e dar visibilidade a essa cena mais ampla.O livro conta com uma vasta iconografia, que inclui um ensaio produzido especialmente por Ruy Teixeira em um galpão histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, e mais cerca de 200 imagens, entre editoriais e publicidades publicados em revistas de época e fotografias recentes de peças do período cedidas por galerias parceiras.