Investigar a ANTROPOPEDAGOGIA como uma contribuição ao debate pedagógico contemporâneo do século XXI, perito em técnicas e metodologias avançadas de ensino, mediadas pelas mais recentes descobertas tecnológicas, mas que esqueceu que sua centralidade e razão de ser é o SER HUMANO. Utilizando-nos da vasta bibliografia disponível acerca da pedagogia humanista de Paulo Freire, promotor de uma educação integral do ser humano com vistas a um processo de conscientização, reintroduziremos o ser humano no centro do debate educacional no século XXI. Seguido pela formação integral do ser humano em Edith Stein, como um novo paradigma para a educação, indicaremos importantes pistas à Pedagogia contemporânea. Trazendo o ser humano, outra vez, para o centro da Pedagogia do século XXI, ultrapassaremos os intensos debates entre a pedagogia "tradicional" e a "nova" para enfrentarmos os atuais desafios: ecológicos, tecnológicos, demográficos, a inteligência artificial e a emergência da ciberbarbárie, como propõe Bernard Charlot. Essa proposta nos auxilirá a conter e a deter a barbárie, que é o oposto da educação.