As leis na escola: experiências com a implementação das leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 em sala de aula

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    • 1
      Autor
      SANTOS: dos Indisponível
    • 2
      Editora
      PACO EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      336 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1.7 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788546213511 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/02/2019 Indisponível
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Nesta coletânea foram reunidos estudos sobre a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, em sala de aula. Após mais de dez anos de aprovação destas leis grande parte dos estudos ainda se detém no papel que tiveram os movimentos sociais na formulação e aprovação da lei; na forma como o governo Lula foi pioneiro nesta iniciativa - seguindo sua agenda de combate ao racismo e de inclusão social - na reaproximação do Brasil com a África cultural e economicamente; nas relações entre democracia racial e combate ao racismo via inclusão de novos conteúdos em sala de aula; na discussão sobre a demarcação de terras indígenas; e no papel exercido por esses grupos étnicos e culturais na formação da sociedade brasileira. Contudo, pouco se avaliou até o momento o quanto essas leis têm sido implementadas no chão das escolas e qual papel elas estão têm desempenhado no combate ao racismo. Ou em que medida a apresentação da contribuição do papel exercido por esses povos, vendo-os como protagonistas nos processos históricos e não apenas como vítimas, têm possibilitado a mudança na consciência histórica dos educandos é um outro aspecto importante a se avançar nos debates sobre esse tema.

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