O intuito deste livro é apresentar uma coletânea de textos referentes as modalidades de trabalho desenvolvidas pelos profissionais de Psicologia, ao longo do tempo, mais especificamente nos últimos 35 anos, na área de Assistência hospitalar em Reabilitação Física.Em que as experiências, vivências e pesquisas realizadas por vários profissionais trabalhando em consonância com uma equipe multiprofissional, em um Hospital Escola, possibilitou o desenvolvimento e/ou validação de técnicas, ferramentas, metodologias e protocolos para um atendimento efetivo e consolidado, junto ao seguimento de pessoas com deficiência e seus familiares.A relevância de alguns trabalhos e temas, e a persistência de variáveis e contextos presentes até o momento mostrou a importância de ratificarmos essas informações e de registramos esse conhecimento, para possibilitar o aperfeiçoamento e os estudos futuros.O livro perpassa pela necessidade básica de repensarmos a comunicação diagnóstica, enquanto fator desencadeante de mudanças, pessoais, familiares, profissionais e sociais, em que o manejo situacional deste contexto, possibilita uma melhora de qualidade de vida aos envolvidos e/ou uma desestabilização biopsicossocial, e num âmbito maior podem levar a mudanças de paradigmas científicos e sociais.Enfoca as diversas modalidades de tratamento e serviços oferecidos a pessoas com deficiência demonstrando as especificidades de abordagens e cuidados que se deve ter frente aos diagnósticos etiológicos e de incapacidades, relacionadas a necessidades e individualidade de cada paciente e família. E na forma de contemplar esses aspectos, se pautando nos critérios de elegibilidade, missão e visão do Equipamento/Serviço público onde trabalhamos e no cuidado quando da realização de triagem, avaliação e indicação de tratamento, considerando sempre o trabalho em equipe, os objetivos estabelecidos para o programa de reabilitação acordado com o paciente e/ou seu responsável, e a hierarquização dos procedimentos e tratamentos estabelecidos.Os temas buscaram apresentar programas e protocolos oferecidos aos pacientes em diferentes faixas etárias, com comprometimentos diversos, como: lesão medular, lesão encefálica, amputação, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, que requerem atendimento integral, podendo ser na modalidade ambulatorial ou internação, entre outras demandas de menor complexidade, porém não menos importante.Os textos trazem uma perspectiva do profissional, mais acima de tudo, bus