Conviver com crianças na escola, seja em sala de aula, seja nos momentos de interação social e lazer, possibilita perceber a diversidade enorme de características que os educandos apresentam. Desse modo, os professores e o ambiente escolar são referências determinantes para a vida e o desenvolvimento desses educandos. A necessidade de incluir o autista no ensino regular tem gerado discussões que permeiam o meio pedagógico. Além do que, há um distanciamento entre a teoria e a prática adotados nas escolas de um modo geral, com preconceitos mascarados, mas em contrapartida, ainda existem professores e profissionais que têm se empenhado para melhorar a situação e a inclusão de alunos especiais. Nessa perspectiva, esse livro direciona algumas questões para um entendimento sobre como o aluno autista é incluído nas escolas de ensino regular. No entanto, há também uma forma de incluir que é através da musicoterapia, pois responde muito bem no desenvolvimento cognitivo da criança autista, e com isso, ela assume potencialidades, em razão do caráter lúdico, contribuindo para o desenvolvimento social, participativo e inclusivo, abrindo espaços para outras aprendizagens.