A casa, a escola, a igreja são espaços seguros para menstruar? Por que falar sobre a educação e saúde menstrual nas escolas é tão importante? Por que a relação entre a precariedade menstrual, o meio ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), é um conteúdo essencial para os estudos sobre letramento crítico em educação menstrual? A quem interessa falar sobre precariedade menstrual ? Esses são questionamentos centrais para pensarmos, inicialmente, sobre o que denominamos "precariedade menstrual" e como esse problema afeta a dignidade das pessoas que menstruam, principalmente em países com altas taxas de vulnerabilidade social, como o Brasil.A precariedade menstrual, e promoção da dignidade menstrual, é a problemática central deste livro, em especial, no que concerne seu impacto no acesso e na permanência escolar de meninas e mulheres cis, homens trans e pessoas não binárias que menstruam.O tabu e o estigma em torno da saúde menstrual ainda persistem na sociedade brasileira impedindo o acesso à saúde digna; é preciso dizer que quase não há estudos e obras que focalizem o tema no contexto brasileiro, por isso esse livro traz importantes contribuições para o debate qualificado.