Desde meados dos anos 1980, educadores matemáticos têm estudado a aprendizagem da matemática por meio da observação de alunos e professores na sala de aula. Pesquisadores interessam-se pela dinâmica da sala de aula e pelas interações entre seus participantes. Observam, sobretudo, de alunos com alunos; alunos com professores e desses alunos e professores com a própria matemática. A comunidade que se forma na sala de aula, com toda sua riqueza e complexidade, envolve inúmeros aspectos que servem de objeto para as pesquisas, tanto para pesquisadores externos à comunidade - que em geral participam como observadores -, quanto para professores-pesquisadores de sua própria área profissional.Este livro, composto de excelentes artigos de brilhantes autores, elegeu como tema condutor um aspecto específico, presente em todas as interações na sala de aula e talvez o mais complexo e imprescindível dentre todos os aspectos a serem estudados: a comunicação. (Beatriz D'Ambrosio).Este livro foi organizado a partir de textos elaborados pelos professores pesquisadores que foram convidados e participaram da segunda e terceira edições do Seminário de Educação Matemática, durante o 15º e o 16º Congresso de Leitura (Cole), realizados pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), em julho de 2005 e 2007, respectivamente, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).