Ensino Religioso - esse estranho familiarO Ensino Religioso continua sendo esse estranho-familiar no currículo da Educação Básica no Brasil. O fato de ser o único componente curricular mencionado nominalmente na Constituição Federal evidencia as disputas e relações problemáticas entre religião e Estado e uma história de instrumentalização que provavelmente ninguém negaria. Isolado como área do conhecimento na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) homologada em 2017, a sua primeira aparição nesse documento importante na estrutura do sistema educacional brasileiro traz um elemento novo: a formação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) para atuação docente no Ensino Religioso. Embora essa questão seja nova nos documentos normativos, a discussão eatuação política para construção dessa proposta não é, mas conta com um amplo campo de produção teórica que justifica e sustenta essa proposição. O livro da Profa. Dra.Elisa Rodrigues ajuda a percorrer e entender os caminhos trilhados por esse componente curricular até chegar à situação atual a partir de sua pesquisa comprometida e sua atuação engajada nessa área do conhecimento. Sustentada nessa trajetória, ela também oferece uma proposta de Ensino Religioso - reflexivo - que contemple e respeite os princípios de uma educação laica e cidadã ao mesmo tempo em que valorize o dado religioso na formação cultural e política da sociedade brasileira, reconhecendo-o como parte da experiência de indivíduos e grupos que está presente nas formas deser, pensar e agir. Trata-se de um material rico e de grande valia para o público em geral, para pesquisadoras e pesquisadores, para agentes de políticas públicas e, especialmente, para estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciência da Religião.