A pandemia do novo coronavírus forçou a humanidade a realizar adaptações em todos os segmentos da sociedade, a fim de dar continuidade às demandas do dia a dia. Dessa forma, na educação superior pública não foi diferente. As Universidades retomaram suas atividades educacionais, fazendo o uso de mecanismos e ferramentas naturalizadas para outros fins. Professores e estudantes passaram a compartilhar ambientes virtuais para ensino e aprendizagem no modo síncrono e assíncrono, adequando a prática pedagógica com diferentes recursos e ferramentas com o objetivo de acompanhar rápidas mudanças em tão pouco tempo. Assim, a presente obra apresenta as diversas formas de educar na pandemia durante o ensino remoto, em diferentes regiões do Brasil, que, apesar de equidistantes, estiveram tão próximas no compartilhamento destas vivências, experiências e desafios no ensino remoto emergencial. Portanto, nesta obra, autores e autoras, sob diferentes ângulos e perspectivas múltiplas de referenciais teórico-metodológicos, analisam criticamente a prática educativa na Educação Superior no contexto da pandemia do coronavírus.