ESTATÍSTICAS DA ESCOLA BRASILEIRA: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO

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ESTATÍSTICAS DA ESCOLA BRASILEIRA: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO

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    • 1
      Autor
      GIL, NATÁLIA DE LACERDA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      405 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547324377 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      14/01/2019 Indisponível
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Vivemos em uma sociedade na qual as estatísticas estão por toda a parte, propondo compreensões e apontando soluções nos mais diversos domínios da atividade cotidiana. A educação é um dos assuntos em que as estatísticas têm presença marcante e grande legitimidade ainda que poucos educadores entendam o que os números dizem, indicam, inventam... Como as estatísticas de educação construíram essa legitimidade? E desde quando têm tamanho poder para a condução das educacionais? Essas são algumas das questões que este livro pretende responder. Traçando em abordagem sócio-histórica uma análise que concentra a atenção nas relações estabelecidas entre educação e estatística no Brasil no período de 1871 até a década de 1940, foi possível identificar como se consolidou a legitimidade que usufruem as estatísticas educacionais para a condução de decisões e de que maneira essas estatísticas colaboraram para a formulação de representações sobre a escola primária brasileira. O livro focaliza a descrição de como foram produzidas as estatísticas educacionais, localizando as fontes de informação e explicando os procedimentos para coleta dos dados. A intenção foi diminuir o desconhecimento acerca da origem de números escolares, desconhecimento esse que tem favorecido a utilização de estatísticas sem o conveniente exame crítico. A narrativa das iniciativas do poder público, no sentido de criar e aperfeiçoar um aparato capaz de elaborar informações numéricas consideradas confiáveis e a localização das lacunas e falhas na elaboração das estatísticas, teve por objetivo permitir conhecer em detalhes a produção dos números do ensino no Brasil. Outro foco do livro é o exame das análises oficiais das estatísticas de educação, em especial aquelas que circularam na década de 1940, buscando assim identificar as lutas simbólicas travadas em torno da sua interpretação legítima. Desse modo, foi possível compreender como as estatísticas incidiram historicamente sobre a construção de determinadas imagens da escola brasileira várias das quais circulam ainda hoje em nossa sociedade orientando as relações de governantes e da população em geral com a instituição escolar.

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