O quarto volume desta coleção tem como foco textos que evidenciam ações de extensão universitária e seus projetos, bem como o ambiente da sala de aula e da cozinha em cursos de Gastronomia pelo país. A primeira parte do livro tem um direcionamento para um olhar mais social por meio de ações extensionistas que atuam em prol de pessoas trans e travestis, pessoas inseridas em complexos prisionais, pacientes em tratamento na área de saúde mental, pequenos empreendedores vinculados a projetos sociais na área de Gastronomia e de mulheres negras (por meio do resgaste da história das quitandeiras). Já a segunda parte do livro discute problemáticas associadas ao ensino e aprendizagem na Gastronomia, tendo abordagens relacionadas à ética, responsabilidade e liberdade; aprendizagem por meio de projetos e sua utilização para tornar mais interdisciplinar a formação de discentes da área; novos caminhos e dimensões para se pensar o ensino em Gastronomia durante a pandemia; o planejamento do espaço físico em serviços de alimentação a partir da influência da Arquitetura; a fermentação natural como estratégia sustentável para empreendimentos gastronômicos; e a presença do vinho como elemento relevante na formação de futuros(as) gastrônomos(as).