A pesquisa socializada neste livro faz uma análise da formação continuada que vem sendo realizada pelas empresas via parceria público-privada e suas implicações na autonomia, identidade e reconhecimento do professor. Para fazer resistência à educação forjada nos fundamentos do capital, requer-se conhecimento dessa relação imbricada entre o público e privado; além de entender o percurso histórico do aumento das intervenções do setor empresarial em todos os níveis de ensino, inclusive com arcabouço jurídico que tem apoiado as empresas a partir da década de 1990 no Brasil. Sabe-se que a disputa do setor privado pela oferta de educação institucional é histórica e sempre esteve presente na agenda das políticas educacionais, entretanto, tem se fortalecido com as orientações dos organismos internacionais e o movimento "Todos pela Educação" no Brasil. Esse movimento possibilita às empresas adentrarem as escolas públicas de educação básica por meio do nexo de seu projeto formativo e, consequentemente, chegar a pais, alunos e professores, com formação e orientação, as quais fortalecem a lógica gerencial na educação e trazem implicações para a formação de professores. Portanto, este livro se contrapõe a essa lógica empresarial, cujo fortalecimento se efetiva por meio das parcerias público-privadas realizadoras de formações continuadas de professores das redes públicas de ensino, e defende uma formação que valorize os docentes, a autonomia e os seus saberes, proporcionando desenvolvimento profissional e uma formação emancipatória.