INTEGRAÇÃO REGIONAL A PARTIR DA FRONTEIRA DO BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI

SKU 106828
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    • 1
      Autor
      Jayme Benvenuto Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      160 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2016 Indisponível
    • 5
      Ano
      2016 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 0.9 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536260440 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Integração Regional a partir da Fronteira do Brasil, Argentina e Paraguaié resultado de uma pesquisa desenvolvida durante três anos nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este a respeito da percepção da integração regional. Possui como base teórica as teorias pós-coloniais, e uma base empírica por meio da qual representantes de nove setores sociais foram pesquisados quanto aos limites e às potencialidades do processo integrativo no âmbito do Mercosul.As conclusões apontam para a ideia de que os resultados limita­dos do processo de integração referem-se mais a iniciativas dos atores locais que dos estados nacionais ou do Mercosul. Se con­siderado em termos mais intensivos, o processo de integração deveria ser imaginado pelos atores locais interessados nos seus benefícios, sem prejuízo do diálogo com as estruturas nacionais e o Mercosul. A partir dessa ideia, o trabalho ensaia uma teoria por meio da qual a integração regional poderia se potencializar a partir das fronteiras, no sentido inverso ao implementado pelos estados nacionais até o momento.A pesquisa a que o trabalho se refere só foi possível, com a ex­tensão que teve, tendo em vista o apoio prestado ao autor pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na condição de bolsista de produtividade em pesquisa. O apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES à realização dos seminários-consulta com a participação de docentes, discentes e comunidade local foi igual­mente fundamental para que se chegasse aos resultados expos­tos no trabalho.

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