Neste livro, intitulado Multiletramentos e Processos Autorais na Educação Básica, a orientação central sintoniza-se com os conceitos da sociedade digital, sua mídia e linguagem. Os capítulos foram elaborados levando em conta o compromisso acadêmico da linguagem escrita. Os conteúdos, por sua vez, abordam os antigos e os novos conceitos do multi (multiletramentos e multimodalidade), do heterogêneo e do plural, dos vários contextos sociais e suas práticas de letramentos, das construções de sentidos, do pensar de outro jeito, dos diferentes "locais" dos professores envolvidos na realização de um projeto inovador de formação docente e pesquisa em sala de aula. Walkyria Monte Mór Professora Livre-Docente da USP - A obra primorosa, tão bem organizada pelos queridos colegas Ruberval Maciel e Nelagley Marques, é, para mim,uma iniciativa exemplar, pois, muito além de uma coletânea de trabalhos como parte integrante do curso realizado por esses professores da rede estadual de ensino do Estado doMato Grosso do Sul, é, sem dúvida, o resultado de um processo autoral riquíssimo, produto de muita dedicação, engajamento e colaboração. Um processo autoral que precisa tornar-se visível, espalhando-se aos quatro ventos em tempos de um lamentável retrocesso das políticas educacionais brasileiras, às voltas com uma visão do professor tecnicista. Aqui, estamos diante de uma experiência que entende o professor como produtor de teorias e pesquisador de sua práxis. Ana Paula Duboc Professora da Faculdade de Educação da USP