O ESTADO, O MST E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO MARANHÃO (2003 A 2016)

SKU 293973
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    • 1
      Autor
      ARAÚJO, MICHELLE SENA ROSA DE Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      212 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525079622 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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O livro O Estado, o MST e as Políticas de Educação Básica do Campo no Maranhão (2003 a 2016) traz uma relevante contribuição à produção do conhecimento científico político-educacional contemporâneo ao debater a relação entre o Estado e o MST (sua ação política e estratégias de luta) quanto à efetivação de respostas, materializadas em políticas públicas e na oferta de Educação do Campo, considerando a correlação de forças assumidas pela forma do Estado brasileiro quanto àadoção de políticas nacionais de educação nessa área, além de buscar seus nexos com a questão agrária, mormente no âmbito das particularidades do Estado do Maranhão, a partir do período de 2003 a 2016. Baseada em uma proposta teórico-metodológica referenciada no materialismo histórico e dialético, de base empírica bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo de tipo qualitativo, a obra propõe uma reflexão crítica e desafiadora ao evidenciar que, no Maranhão, especificamente no período de 2003 a 2016, há uma oferta precarizada de Educação Básica do Campo pelo Estado, apesar das importantes conquistas históricas dos movimentos sociais (estes entendidos como sujeitos políticos e de políticas públicas), com ênfase à ação política do MST nesse aspecto. A obra demonstra, ainda, que o período destacado é demarcado pela ausência de uma política estadual e de governo para a Educação Básica do Campo, que segue ofertada em ações pontuais e por implementação de programas federais nessa área. Por fim, a obra conclui que a Educação do Campo no Maranhão, como práxis educativa transformadora, bem como sua oferta de qualidade social e a construção de políticas públicas efetivas ainda se constituem um desafio, tanto para o Estado quanto para os movimentossociais do campo, ao se pretender uma educação comprometida com a emancipação humana como elemento fundamental no processo formativo e de elevação da consciência de classe dos sujeitos do campo no Maranhão.

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