Vivemos um momento em que a pesquisa e a ciência têm sido sistematicamente questionadas e subvalorizadas no país, ao mesmo tempo que são as responsáveis por inúmeras contribuições que proporcionam a garantia da justiça social e dos direitos humanos.Formar profissionais éticas/os/es, que tenham a política e a estética como base da sua atuação, requer que estes/as tenham em sua formação um pensar crítico; um pensar que vai além das teorias puras, que são o início, meio e fim. Requer que em suaformação estejam em contato direto com a produção de tais teorias e sujeitos, que são de direitos, com quem vão atuar. No sentido de contribuir com esse fazer na/da formação em Psicologia, este livro visa apresentar as contribuições da pesquisa e prática realizadas para a formação em Psicologia e por estudantes dessa área. Na introdução é apontada a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como fundamental para a superação dos conhecimentos e ideologias que a própria formação produz. Para um melhor debate sobre essas temáticas, o livro foi dividido em quatro partes. A primeira é um convite a pensar sobre as questões teóricas-metodológicas da pesquisa em Psicologia; a segunda apresenta experiências de práticas realizadas durante a formação em Psicologia; e a terceira e a quarta trazem pesquisas empíricas e revisões da literatura realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação durante a sua formação, que contribuíram para a ciência psicológica e o seu aprendizado teórico, metodológico e pessoal.