O importante lugar que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) vêm ocupando nas mais diferentes esferas da vida humana é incontestável. Seja no nível pessoal, profissional ou científico/acadêmico, as tecnologias alteram as formas de agir, de pensar, de se expressar e de interagir. Essas transformações não são isentas de desafios e questionamentos, e é aí que a pesquisa se mostra fundamental, pois contribui para gerar novos conhecimentos, percepções e compreensões da realidade, e, consequentemente, permite que a sociedade avance no desenvolvimento de novos paradigmas educacionais, mais coerentes com as demandas da sociedade contemporânea. Os textos reunidos neste livro trazem as questões de pesquisa que professores deespanhol e francês formularam em seus contextos de ensino e aprendizagem. Além de contribuírem para a reflexão sobre a implementação de novas práticas pedagógicas, os trabalhos também apontam diferentes percursos teóricos e metodológicos pertinentesao desenvolvimento de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias. Desse modo, a obra pode servir de referência para pesquisadores (na graduação e pós-graduação) que estão iniciando suas investigações na área e que buscam definir caminhos profícuos para a escolha de seu objeto de estudo, abordagem metodológica e procedimentos de coleta e análise de dados.