POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO: DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO

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    • 1
      Autor
      CALSAN, EDUARDO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      168 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544424544 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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O curso técnico de nível médio voltou ao cenário nacional, seja pela alta demanda por mão de obra qualificada, seja pela discussão a respeito da formação profissional exigida a cada avanço que a tecnologia promove. Esta modalidade de ensino também envolve diretamente a preparação para o trabalho e o ingresso do indivíduo (ou sua manutenção) nesta esfera. Entretanto, considerar o trabalho implica em considerar o capitalismo, incluindo pontos de entrave gerados por esse modo de produção, sobretudo no que diz respeito à relação capital-trabalho. Desta relação resta-nos pensar de que maneira o trabalho (intelectual ou manual) apresenta uma independência e não seja apenas motivo de exploração para o aumento da renda do capitalista, já que lucro não é pecado, mas sim, exploração. Com base nesses pressupostos, a investigação teve como objetivo identificar as variáveis implicadas no processo de formação profissional considerando as relações do ensino técnico de nível médio com as demandas do sistema econômico e as políticas públicas voltadas para esta modalidade, sobretudo as desenvolvidas nos últimos sessenta anos. Foram ponderados, inclusive, os indicativos históricos do ensino técnico no Brasil e em São Paulo, assim como, a formulação de políticas públicas educacionais sob os aspectos sociopolítico, econômico e histórico, tendo como resposta os principais desafios que o curso técnico tem enfrentado em sua trajetória.

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