Posicionamentos epistemológicos nas pesquisas em políticas educacionais em cenários incertos

SKU 164042
Posicionamentos epistemológicos nas pesquisas em políticas educacionais em cenários incertos

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9786586089318
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    • 1
      Autor
      Sousa: de Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      452 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 2.7 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786586089318 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/10/2021 Indisponível
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É demasiadamente complexa a investigação epistemológica sobre as pesquisas que abordam as políticas educacionais. Dentre outras razões, isso acontece devido aos diferentes interesses dos pesquisadores que, associados às suas distintas concepções de realidade, elegerão uma diversidade de métodos e formas de examiná-las. Os vários artigos desse livro compartilham a tese de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá mediante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Essa política é carregada de concepções filosóficas de homem, de sociedade, de visões de mundo que, em seu conjunto, ou vistas separadamente, sempre requerem o olhar ético por parte de quem as aborda. Em se tratando de pesquisas em políticas educacionais, a definição do método para examiná-las exige identificar, dentre outros elementos, pressupostos ideológicos, contradições e interesses antagônicos implícitos aos discursos que lhes dão origem, bem como a forma como ganham concretudeno movimento dialético que as constituem. Desse ponto de vista, o conjunto dos textos do presente livro expressa a compreensão de que as políticas educacionais devem ser apreendidas como fenômenos dotados de várias dimensões e na perspectiva de sua historicidade e do desvelamento das contradições e mediações no contexto da totalidade na qual se manifestam. (Os organizadores)

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