PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS BRASILEIROS NO SÉCULO XIX

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PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS BRASILEIROS NO SÉCULO XIX

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9786525052694
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    • 1
      Autor
      KNAPIK, DANILO DA SILVA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      185 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525052694 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/03/2024 Indisponível
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O livro Protagonismo de estudantes surdos brasileiros no século XIX foi adaptado da tese de doutorado pelo pesquisador Danilo da Silva Knapik, que teve como objetivo analisar o contexto histórico, as condições educacionais e sociais dos(as) primeiros(as) estudantes surdos(as) que frequentaram o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), entre 1856 e 1868. Assim, a pesquisa trata de aspectos históricos, culturais e de gestão educacional dessa Instituição para que se possa compreender não apenas a história educacional de surdos(as), mas as mazelas sociais, as violências de toda ordem e o protagonismo dos(as) surdos(as), que foram silenciados(as) pela história oficial. Para tanto, utilizou-se pela abordagem metodológica qualitativa, balizada pelas fontes documentais que foram coletadas no acervo histórico do Ines, no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional e no The Center for Research Libraries (CRL). Os dados foram sistematizados com base nas seguintes categorias de análise: i) contexto histórico brasileiro na época da fundação do Ines; ii) gestão educacional e perfil de estudantes surdos(as) do Ines (1856-1868); e iii) as condições educacionais e sociais dos(as) primeiros(as) estudantes surdos(as). Os resultados revelam que a criação da primeira escola para surdos do Brasil enfrentou dificuldades como: alteração dos seus diretores; embates com a Comissão Inspetora do governo da época; problemas com professores; revoltas dos estudantes surdos; precariedade no orçamento; implantação de reformas assim como de regulamentos e estrutura institucional. Tais evidências revelam diversas adversidades, inclusive conflitos entre os estudantes surdos e a gestão do Ines. Concluímos que o estudo apresenta diversos dados notáveis que auxiliam na análise do contexto histórico, bem como das condições educacionais e sociais dos(as) primeiros(as) estudantes surdos(as) do Ines. Além disso, o estudo coloca em evidência o protagonismo dos(as) primeiros(as) estudantes surdos(as) da história da educação do Brasil.

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