RELAÇÕES DE GÊNERO E TRABALHO DOMÉSTICO: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DA EJA

SKU 78897
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    • 1
      Autor
      BASTOS, LUDIMILA CORRÊA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      213 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547331368 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      08/01/2019 Indisponível
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A pesquisa que deu origem a este livro, Relações de gênero e trabalho doméstico: uma pesquisa com estudantes da EJA, foi desenvolvida com educandos que atuavam como trabalhadores domésticos. Nela, buscou-se analisar as relações de gênero construídas e vivenciadas por esses trabalhadores e compreender como se dava a interpretação de atribuições muitas vezes destinadas a mulheres e aparentemente aceitas como algo natural, nos discursos dos participantes deste estudo, que em alguns casos são mãe, pai, filha, filho, esposa, dona-de-casa, trabalhador/trabalhadora doméstico(a). A motivação para a pesquisa surgiu quando se constatou que a infrequência às aulas da EJA, por parte das mulheres era superior à dos homens e, descobriu-se que a causa desse fenômeno consistia no fato de trabalharem como empregadas domésticas e muitas residirem no local de trabalho. Partiu-se da hipótese de que nos grupos sociais que correspondem a estudantes da EJA ocorre a naturalização de funções e a atribuição de exclusiva responsabilidade às mulheres no que diz respeito às tarefas de cuidado, ou tarefas domésticas. Verificou-se com este estudo que praticamente todos os sujeitos pesquisados encaram o direcionamento de meninas e mulheres para as atribuições domésticas e de cuidado como algo natural. A situação de miserabilidade em que essas pessoas nasceram e cresceram e a ausência de acesso a públicas que as atendessem adequadamente é o que fez com que integrassem no mundo do trabalho ainda na infância. O cansaço decorrente da extensão da jornada de trabalho situa-se nos discursos de nossos protagonistas como a maior dificuldade apontada para permanecerem na escola. No que diz respeito à questão racial, este livro mostra que o processo de inferiorização de mulheres negras mantém-se ao longo da história como resultado de herança cultural e faz com que situações de exploração de mão de obra doméstica sejam tratadas com certa naturalidade tanto por empregados, quanto por empregadores.

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