SABERES INDÍGENAS. CONSIDERAÇÕES ANCESTRAIS PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Este livro reúne vinte e um autores de diferentes etnias indígenas que nos trazem memórias e reflexões sobre a infância entre seu povo, em sua aldeia. São histórias ancestrais, relatos de vida pessoal, estratégias que movimentam a educação e o entendimento da natureza. Entendemos que a difusão deste conhecimento, deste modo de ser e fazer, pode ser inspiradora para promover uma educação mais respeitosa em relação à natureza, aos ancestrais e a toda comunidade. Acreditamos na força e na possibilidade transformadora que a sabedoria indígena possui e sabemos que a educação promove pertencimento e é capaz de modificar a compreensão de quem somos junto às futuras gerações. Nosso objetivo é apresentar possibilidades de nutrir o que hoje entendemos como educação e abrir possibilidades potentes por espaços mais justos, mais respeitosos, que privilegiem as relações da vida compartilhada com diferentes comunidades e com a natureza. Que espaço as crianças ocupam em diferentes comunidades indígenas? Brincadeiras, jogos, narrativas, aprendizagem, vida social, escola, família, receitas, afetos... Que história você contaria? As narrativas nos chegam nas mais variadas formas: relatos, poemas, cordel, análises críticas... Esperamos inspirar, propor reflexões e criar convites aos nossos leitores para que busquem reencontrar a conexão com os povos originários e a cultura que nos oferece interessantes modos de existência. Esperamos que o livro traga a possibilidades de aproximação, conhecimento e transformação, que inspire em casas, escolas e parques, tanto professores quanto famílias e educadores em geral, e que seja transformador para as novas gerações.