SEM MEDO DE MUDANÇAS - POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA - 1995-2002

SKU 194783
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9786555042047
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    • 1
      Autor
      Rose Neubauer Indisponível
    • 2
      Editora
      EDIÇÕES LOYOLA 35 Indisponível
    • 3
      Páginas
      344 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      17 x 3 x 24 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555042047 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Este livro apresenta uma política educacional inédita levada a efeito no Estado de São Paulo entre 1995-2002. É leitura fundamental aos profissionais interessados em gestão educacional, políticas públicas, avaliação, indicadores de desempenho e práticas escolares, ao possibilitar entender a importância das mudanças implementadas para a construção dos alicerces de uma escola democrática e sintonizada com as exigências do Século XXI.Nos anos 1990 o mundo vivia o início da globalização e de uma nova revolução tecnológica, mas a educação paulista encontrava-se parada no tempo. Com níveis alarmantes de evasão escolar, de repetência e baixa qualidade do ensino, padecia de evidências para a formulação de políticas públicas porque inexistia um sistema de avaliação do ensino básico. A inércia da máquina burocrática e o corporativismo operavam como uma força conservadora resistente às mudanças.Nesse contexto, Rose Neubauer - juntamente com um grupo de educadores - assume a Secretaria de Educação do Estado. Promovem uma revolução, com base em três eixos fundamentais: racionalização organizacional, mudança nos padrões de gestão e melhoria na qualidade de ensino.Como Secretário-Executivo, testemunhei várias transformações resultantes da nova política educacional: o salto extraordinário da municipalização do ensino; a escolha dos dirigentes regionais por critérios técnicos e não políticos; a construção de um sistema de avaliação; os impactos positivos nos indicadores educacionais, com queda da evasão escolar e da distorção idade/série, e o fim da cultura da repetência.Hubert AlquéresSecretário Estadual de Educação de São Paulo

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