O livro Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor. \r\n\r\nÉ cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.\r\n\r\nTécnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos\r\n\r\nA terapia cognitivo-comportamental (TCC) se apresenta como uma forma de tratamento focada no problema e dirigida à ação, utilizada para tratar dificuldades específicas por meio de uma conceitualização cognitiva individualizada em sessões estruturadas e colaborativas. A abordagem baseia-se em evidências de que distorções de pensamento e comportamentos mal-adaptativos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos psicológicos, e que os sintomas e o sofrimento associado podem ser reduzidos pelo ensino de novas habilidades de processamento de informações e mecanismos de enfrentamento.\r\n\r\nTécnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos\r\n \r\nIndependentemente da demanda, nas primeiras sessões o terapeuta deve realizar uma avaliação psicológica válida e adequada para que haja uma boa conceitualização de caso e o planejamento do tratamento. O terapeuta deve realizar essa avaliação e identificação do objetivo de terapia do paciente, mediante a construção de um vínculo terapêutico empático e colaborativo. A TCC trabalha com o pressuposto de que o processo terapêutico irá se desenvolver quando existir um equilíbrio colaborativo entre terapeuta e cliente, de modo que se percebam como uma equipe de trabalho. Crianças e adolescentes, inclusive, irão se sentir valorizados ao perceberem que podem construir ativamente, tendo opo