VIOLÊNCIA CURRICULAR E A PRÁXIS LIBERTADORA NA ESCOLA PÚBLICA

SKU 161584
VIOLÊNCIA CURRICULAR E A PRÁXIS LIBERTADORA NA ESCOLA PÚBLICA

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9788547300647
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    • 1
      Autor
      GIOVEDI, VALTER MARTINS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      299 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2016 Indisponível
    • 5
      Ano
      2016 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 1.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547300647 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      06/07/2016 Indisponível
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Na busca por explicações para as diferentes situações de conflitos que se têm manifestado sistematicamente no dia a dia da escola, Valter Giovedi propõe um conceito crítico para analisar essa realidade: a violência curricular. Em contraposição a essa violência recorre ao currículo crítico-libertador e às suas categorias teórico-práticas como alternativas no sentido de resistir e de superar as práticas desumanizadoras inerentes ao currículo hegemônico das escolas públicas. Diante disso, esta obra procura responder fundamentalmente à seguinte questão: Qual é o potencial do currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular? Essa questão central sugere três grupos de questões: 1º- O que é a violência curricular? Em quais dimensões ela se manifesta concretamente no cotidiano da escola? 2º- Quais as políticas que condicionam a dinâmica curricular das escolas públicas do Estado de São Paulo? Como a violência curricular está se manifestando no cotidiano da escola pública do estado? 3º- Quais os princípios e os elementos teórico-práticos que o currículo crítico-libertador proposto por Paulo Freire oferece-nos para resistir e superar a violência curricular? A expectativa é de que o conceito de violência curricular mostre-se pertinente e relevante para a teorização crítica do currículo. Além disso, espera-se que este livro possa clarear conceitos e trazer propostas de reinvenção do legado freireano, fortalecendo a práxis crítico-transformadora daqueles que atuam ou pretendem atuar (seja no nível das políticas públicas, seja no nível da escola) a partir do paradigma do currículo crítico-libertador.

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