A Arte faz de conta. Crianças, artistas fazem de conta que um rabisco, um objeto, um fragmento, um pensamento transformam-se em uma outra coisa. Por muitos motivos, e em um determinado período da infância (mais ou menos por volta dos 6-7 anos), a maioria de nós abandona seus infindáveis processos de elaborar enunciados poéticos. Arte/Educação, Infância e Cultura Visual: territórios da docência e pesquisa pretende, ao longo de seus seis artigos, mostrar que é possível as crianças continuarem investigando, criando, imaginando e expressando seus pontos de vista por meio das linguagens das Artes Visuais. Os artigos apresentam situações pedagógicas e de pesquisa em contextos escolares com crianças. O conjunto de textos pretende incentivar os adultos a ampliarem os imaginários infantis e as linguagens das Artes Visuais. O livro é endereçado às adultas/os que estão próximas/os às crianças. Professoras/es e professores, gestoras/es, estudantes, mediadoras/es culturais, famílias e demais interessadas terão a oportunidade de pensarem outras possibilidades em abordar as Artes Visuais junto com as crianças.