COGNIÇÃO E TECNOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM AMBIENTE DE ALTA DENSIDADE TECNOLÓGICA

SKU 169244
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9786525018669
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    • 1
      Autor
      LEÃO, OURDES MEIRELES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      117 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525018669 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      14/11/2021 Indisponível
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O objetivo deste estudo foi a compreensão do funcionamento da cognição num ambiente de alta densidade tecnológica. Como os operadores de uma sala de controle de uma hidroelétrica constroem o conhecimento específico que permite atuarem nas diferentes situações com que se defrontam? Este livro é um estudo exploratório, que por meio do uso da abordagem etnográfica buscou responder à questão levantada. Focalizou-se especialmente os processos de interação e negociação, ou seja, as trocas comunicativas, o papel dos artefatos mediadores e das regras que organizam a atividade. O universo da pesquisa compreendeu os operadores da sala de controle de uma hidroelétrica, na qual foram feitas observações e entrevistas com os diferentes grupos de trabalho envolvidos na atividade, re alizando o mesmo tipo de tarefa. O trabalho realizado nesse ambiente é bem mais complexo do que se poderia supor. É um imenso iceberg, do qual apenas uma pequena parte é visualizada, em contraste com uma massa muito grande de conhecimentos e interrelações que, apesar de quase nunca explicitados, são constantemente utilizados e constituem o cerne de toda a atividade em estudo. As análises realizadas levaram às seguintes conclusões: 1. Os conhecimentos são construídos, atualizados e ajustados através das trocas comunicativas, dentro das situações com as quais os sujeitos se deparam, por necessidade de resolvê-las. Como esse conhecimento é construído no decorrer da atividade, é explicável que parte considerável dele não possa ser adquirido em outro contexto; 2. Mesmo que as especificidades do trabalho pudessem ser aprendidas fora dele, as int erações próprias do trabalho cooperativo só poderiam ser aprendidas nele, porque os significados são construídos na e pela interação; 3. Todas as atividades colaborativas necessitam de interação e negociação para a construção de soluções para problemas emergentes. Para isso, é fundamental uma representação partilhada da situação; 4. Mesmo em sistemas controlados por regras muito restritivas da ação, sempre haverá espaço para improvisações, dada a impossibilidade de se contemplar todas as circunstâncias possíveis; 5. Em atividades especializadas, nas quais precisão e clareza na comunicação são indispensáveis, todo um aparato semiológico precisa ser construído para garantir essa precisão. E é justamente isso que será demonstrado neste livro.

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