O OUTRO SOU EU TAMBÉM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS CLASSES POPULARES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL

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9786558205623
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    • 1
      Autor
      ECKHARDT, FABIANA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      163 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786558205623 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      21/12/2020 Indisponível
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O livro O outro sou eu também: a formação de professores das classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel apresenta uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Pedagogia. Procurou-se compreender como as demandas e as expectativas trazidas pelas estudantes das classes populares à universidade poderiam contribuir para (re)pensar a formação de professores no curso em questão. A reflexão sobre a formação de professores/as oriundos/as das classes populares se faz relevante quando compreendemos que, de maneira geral, esses sujeitos retornarão à escola como docentes das classes populares. Partindo da questão disparadora e conduzida pelo paradigma indiciário de Carlo Ginzburg e dos estudos com o cotidiano, o caminho teórico-metodológico foi construído com os sujeitos da pesquisa. Sem definições a priori, o estudo tratou de buscar pistas, indícios e sinais a partir de relatos extraídos de conversas vivenciadas na roda de conversa e de conversas informais, autoavaliação das estudantes e trechos transcritos em diário de campo, registrando discussões em aula e no grupo de estudos organizado com os sujeitos da pesquisa. O referencial teórico que dialoga, neste estudo, com as experiências dos sujeitos da pesquisa é o pensamento de Paulo Freire e os Estudos Decoloniais, a partir de Aníbal Quijano e da compreensão da colonialidade do ser, do saber e do poder, e a Filosofia de Enrique Dussel, que apresenta a possibilidade de uma leitura do cotidiano das classes populares amparada em outros fundamentos epistemológicos que propõem outras compreensões. As questões produzidas com as estudantes foram encaminhando a construção da pesquisa que, partindo das experiências desses sujeitos, problematizou a relação centro-periferia mundial a nós apresentada por Dussel, para pensarmos tal relação na formação de professores, bem como o sujeito periférico como o outro, neste caso, o outro na universidade e que será professor/a. Os movimentos realizados pelos sujeitos da pesquisa apresentaram ao curso questões e reflexões que anunciaram o diálogo como um elemento potente nesse processo, emergindo nuances de libertação.

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