DA CURIOSIDADE À ELABORAÇÃO DE SENTIDOS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

SKU 236358
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    • 1
      Autor
      FERNANDES VIEIRA, EDIMARA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      306 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525048581 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      08/11/2023 Indisponível
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Neste livro, busca-se apresentar uma investigação sobre que sentidos os licenciandos em Física tecem para as histórias em quadrinhos direcionadas ao ensino de ciências da natureza. Para estabelecer este estudo, procurou-se discutir a inserção das histórias em quadrinhos na formação de professores de Física, a partir da perspectiva materialista de Vigotski. Em meio ao modelo materialista, adotou-se como unidade de análise a natureza da curiosidade para as histórias em quadrinhos no ensino de Física. Desse modo, analisou-se a trajetória formativa de dois aprendentes da docência em sua historicidade e as interações estabelecidas por eles com as atividades formativas que pautaram a apreensão das histórias em quadrinhos como elemento de ensino. O arcabouço analítico foi estruturado tanto a partir de elementos da teoria histórico-cultural de Vigotski como de constructos da perspectiva humanista de Paulo Freire. Nessa via, a construção dos dados aqui apresentados se deu por meio da constituição de quatro movimentos de curiosidades, os quais foram tecidos a partir das ações que levaram os aprendentes a se engajar com as histórias em quadrinhos e, de igual modo, abarcaram em si as atividades formativas que esses aprendentes organizaram para apreender esse elemento. Por conseguinte, enfatizamos as curiosidades dos aprendentes, os sentidos atribuídos às histórias em quadrinhos, assim como as situações e os modos como as curiosidades se complexificaram e os sentidos se estruturaram. Os resultados apontaram como estruturas significativas para a atribuição de sentidos os modos singulares como os aprendentes internalizaram esse elemento; as discussões promovidas pelos coletivos de aprendizagens sobre as histórias em quadrinhos; as perspectivas formativas adotadas nas aulas de formação de professores; a pluralidade de atividades que compuseram as disciplinas formativas e as temáticas problematizadas no estágio supervisionado. Logo, o panorama articulado permitiu destacar alguns dos sentidos tecidos pelos aprendentes para as histórias em quadrinhos, entre os quais está a sua interpretação enquanto linguagem mediadora para engajar estudantes em discussões científicas; meio para dar centralidade às ações dos estudantes; estratégia de ruptura com a rotina escolar; recurso cultural condicionado ao contexto histórico-cultural; ação crítica e criativa dos docentes e arte de contestação e reflexão.

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