"FORMAÇÃO DE CABEÇAS OU DE BRAÇOS": TENSIONAMENTOS HISTÓRICOS EM CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE 1963-2008

SKU 112472
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9788547343743
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    • 1
      Autor
      SPENTHOF, ODAIR JOSÉ Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      211 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547343743 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      05/11/2020 Indisponível
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O livro "Formação de cabeças ou de braços": tensionamentos históricos em currículos da formação profissional entre 1963-2008 trata dos tensionamentos entre Educação Geral e Formação Profissional na configuração dos currículos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão, entre 1963 e 2008. O objetivo é analisar o processo de alterações curriculares para identificar o jogo de forças envolvidas nos tensionamentos entre a Educação Geral e a Formação Profissional, considerando: a disputa de território, as relações de poder, as influências das políticas educacionais e das transformações institucionais, além de demais elementos singulares da realidade escolar, com diferentes intensidades em cada momento histórico. Em perspectiva mais ampla, busca avaliar indícios do conflito histórico da educação profissional no Brasil, envolvendo um currículo polarizado entre as humanidades e as tecnologias, no dilema: "formar cabeças ou braços"? Assim, alguns elementos foram tributários da análise, como: as transformações ocorridas na estrutura curricular, tanto no número de disciplinas de cada área, quanto na relação da carga horária entre as duas áreas, as mudanças na legislação da educação profissional e as concepções presentes na história da educação profissional: capital humano, sociedade do conhecimento e a pedagogia das competências. As fontes são basicamente documentais: atas de reuniões pedagógicas, de reuniões de professores, dos conselhos de classe e do conselho de professores, os projetos pedagógicos de curso e as grades curriculares. Buscando aproximar aos conceitos de Stephen Ball e Michel Foucault, entre outros autores, a micropolítica da escola é encarada como espaço reprodutor, transformador e/ou construtor de políticas educacionais considerando as relações de poder. Assim, foi possível identificar elementos do jogo de forças entre Educação Geral e Formação Profissional, em que as tentativas de integração colocaram-se de forma mais idealizada do que efetiva. Os currículos foram estruturados a partir de disputas de território e de poder, com tensionamentos englobando as discussões sobre "o quê" ensinar e sobre qual o conhecimento "válido" e "não válido". De fato, é um debate ainda não resolvido no cenário educacional brasileiro e que tem como pano de fundo a questão sobre a própria função da escola.

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