De uma forma simples e realista, este livro pretende que reflictamos sobre os diferentes aspectos da organização e interacção sociológica dos alunos numa turma, libertando-nos de preconceitos e desculpas, parando para pensar na importante influência que as diferentes relações exercem sobre o sucesso escolar de cada aluno. A organização e a interacção sociológica são discutidas por professores, alunos e encarregados de educação, mas geralmente os diferentes aspectos não são estudados nem reflectidos sistematicamente, são, sim, evidenciados quando surgem problemas ou quando o insucesso escolar é dominante ou perturbador. Quem não discutiu já a relação professor-aluno? Quem já não conversou sobre o posicionamento de uns alunos em relação a outros numa turma? Quantas vezes já não pusemos em causa a clareza dos critérios de avaliação? Se, para além dos aspectos psicológicos, equacionamos com rigor os aspectos sociológicos da sala de aula, veremos que a compreensão do processo de aprendizagem e as actividades didáctico-pedagógicas serão mais eficientes e, consequentemente, o sucesso dos alunos melhorará e a satisfação dos professores será maior.